domingo, 17 de janeiro de 2010

Essa não cola, Jesualdo!!

Contrariando a tendência dos meus posts, excepcionalmente, o de hoje terá um registo diferente... mais sério! FC Porto e Paços de Ferreira defrontaram-se ontem no Estádio do Dragão, encontro que terminou empatado a uma bola... e com fortes críticas à arbitragem, por parte do irónico técnico azul e branco, nomeadamente por causa da anulação do primeiro golo de Falcão, por pretenso fora-de-jogo:
"
Em caso de dúvida, não é a favor do FC Porto, porque a lei assim o determina. Em linha também não. [...]!"
Curisosamente, entre as críticas apontadas ao trabalho do árbitro, Jesualdo não aponta nenhuma em relação à errada expulsão de um jogador do Paços e, principalmente, ao golo de Falcão, que deu o empate ao FC Porto, nos instantes finais da partida:

IRREGULAR! O golo de Falcão conta com a preciosa colaboração da sua mão direita, como comprovam as imagens! Se dúvidas houver, basta atentar no seguinte:

- O efeito que a bola leva nunca seria aquele se a mesma tivesse sido cabeçeada;
- Depois de uma entrada daquelas, se Falcão, perdão... se o "FALMÃO" tivesse cabeceado a bola esta entraria com maior velocidade e não em arco, depois de amortecida pela mão... como se percebe nas imagens;
- A reacção de Farias mostra uma certa desconfiança na legalidade do golo... e até a própria reacção do "FALMÃO" é suspeita!

Por alguma razão, até à data, os órgãos de comunicação social deixaram passar o lance sem discussão... mas o "crónica" não! O lance é difícil de ajuizar?! Talvez... mas pelos vistos, na dúvida, nem sempre se ajuiza contra o FCP, senhor Jesualdo!! Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao dos outros! Um dia é-se prejudicado... noutro é-se beneficiado! É futebol!

[ÚLTIMA HORA: No programa "Tempo Extra", da Sic Notícias, o comentador Rui Santos afirmou a irreguladidade do lance e esclareceu que há razão para aplicação da lei do jogo que penaliza o avançado, por enganar o árbitro... à semlhança do que aconteceu no passado com Lisandro Lopez quando simulou uma grande penalidade mal assinalada frente ao Benfica! Finalmente, alguém discute o lance! Fica a nota... e um vídeo mais esclarecedor!]

36 comentários:

- Sílvia ♔ disse...

Não vi o jogo, portanto não posso falar.
Mas o que é certo é que não se pode ser sempre beneficiado nem sempre prejudicado.

Bloguótico disse...

Precisamente por isso terminei o post da forma que terminei! Em todos os jogos, todas as equipas terão razões de queixa...

... o problema é que da mesma forma que se aponta o dedo quando se é prejudicado, não se faz o mesmo quando se é beneficiado! É mais fácil culpar o árbitros do que justificar aos adeptos portistas o mau rendimento da equipa!

Claro que não é só o treinador do Porto que o faz, mas a ironia utilizada por ele no final do jogo deu-lhe direito a destaque, pela negativa, no "crónica"... já que também o Paços tem razões de queixa!!

Soraia Silva disse...

hades mostrar um video onde se veja de facto a ajuda da mao direita...

mostra-se realmente os braços esticados, mas na hora em que a bola lhe chega, as maos nao sao visiveis...

isto tambem para nao falar do golo roubado ao FCP à qual foi classificado como fora do jogo!!!

bem, nao gosto muito de discutir futebol, mas pronto, teve mesmo que ser desta vez :P:P

mais logo meto a tua leitura em dia :)

Bloguótico disse...

- SORAIA SILVA: no "crónica" dou prioridade a outros assuntos, mas já expliquei o porquê deste post... a história dos telhados de vidro!

Quanto a mim, ao segundo 42, é perceptível no vídeo o dito toque com a mão! Admito que o lance seja de difícil julgamento em campo, mas o vídeo parece-me ser conclusivo!

Ainda que assim não consideres, aqueles 3 pontos que apresentei como indícios da irregularidade do golo, não me parecem descabidos de todo... e não é só o meu lado benfiquista a falar, acredita!

Boa sorte com a leitura do "crónica" e obrigado por isso! :D

Soraia Silva disse...

Parece que temos visoes diferentes, é que nao vejo mesmo nada.

e acredita que nao é so o meu lado PORTISTA a falar :P:P

Rita Mendes disse...

nem o futebol seria futebol, nem nós seriamos portugueses de gema se independente do resultado nos queixassemos da arbitragem... eu penso como tu, e às vezes estas questões de arbitragem fazem lembrar-me uma novela mexicana...

Bloguótico disse...

- SORAIA SILVA: faz parte... o futebol nunca foi, nem será, uma ciência exacta e consensual! Visto e revisto o vídeo, eu mantenho o meu ponto de vista e julgo que, nas imagens, é patente a irregularidade... apesar de ainda não ter ouvido ninguém a questionar a legalidade do lance, num programa informativo ou desportivo! :D

- BOO: bem visto... "novela mexicana" parece-me uma boa designação para descrever situações como esta! LOOL

Margarida disse...

Se eu antes te adorava... Agora venero-te!... Pah... És o meu herói!... A sério!!!!!...

Obrigada por isto! Obrigada por veres o que mais ninguém vê!...

Storyteller disse...

Pronto! Já vi! A mim parace-me claríssima a mão!
Ok, não parece nada mas como boa benfiquista que sou, tenho de afirmá-lo!

Mas fizeste muitíssimo bem em trazer à discussão este assunto. Independentemente de simpatias clubísticas, as regras do jogo são para serem cumpridas por todos!

Bloguótico disse...

- MM: LOOL... Eu não diria que consigo ver o que mais ninguém vê, mas sim o que "ninguém" quer ver!!Contudo, o teu coment pode ter uma segunda interpretação: ando a ver o que mais ninguém vê, ou seja, estou errado! Mas, sinceramente, parece-me mesmo "mão"! :D

- STORYTELLER: tenho de aplaudir o sentido de humor no teu coment!! looool
De facto, as regras de jogo são para todos... só estranho é o porquê do lance, pelo menos até agora, não ser objecto de discussão nos diversos canais desportivos! Talvez se o Falcão jogasse de amarelo, aquele lance merecesse maior discussão... ou, quiçá, tivesse sido anulado!!

Margarida disse...

Não estás errado não senhor! ;)

Mimo Azul disse...

Ainda bem que o crónicas está atento =))))

beijocaaaaaaa

Bloguótico disse...

- MM + MIMO AZUL: depois de Rui Santos ter apresentado na Assembleia da República uma petição pela verdade desportiva, estou a pensar em fazer o mesmo e oferecer o "crónica" como uma das novas tecnologias ao serviço do futebol! Se ninguém fala, o "crónica" mostra! LOOOL

Margarida disse...

Fazes muito bem! Se bem que não vou muito à bola com o Rui Santos!

Jacinta. disse...

Subscrevo, todas as letrinhas.
clap, clap!*

Luzinha disse...

Novidades que tanto anseiam: http://sluzinha.blogspot.com/2010/01/telejornal-noticias-noticiosas.html

Sei Lá disse...

(ainda nos vamos chatear)

Independentemente do bom momento do Benfica e do péssimo do Porto numa coisa havemos de concordar que as duas equipas partilham: queixam-se sempre. E não vale a treta que voces se queixam só quando têm razão, porque durante anos ouvi sempre a mesma ladainha!
Mas o que retenho aqui é sem dúvida o final do teu post "Um dia é-se prejudicado... noutro é-se beneficiado! É futebol!"- ainda vou usar esta frase!

;)

Marcelino Teles disse...

Já lá foi o tempo em que perdia tempo em discutir estas problemáticas do futebol, que não são problemas, mas sim, feitios e costumes de ladrões desportivos! Mas, graças a Deus, já perdi esse vicio... e o de fumar também!
E, se hoje roubam uns, amanhã roubam outros, só que os beneficiados são sempre os mesmos!
O melhor é mesmo esperar pelo resultado final e que no fim do campeonato eu possa festejar as vitórias do meu Benfica e Nacional da Madeira.

Eu Mesma! disse...

sou do benfica e como tal... nem me pronuncio!

Bloguótico disse...

- MM: curiosamente, a minha última "esperança" é o Rui Santos, no programa Tempo Extra... pode ser que ele discuta o mesmo! Logo se verá se mais alguém se apercebeu do lance! :D

- MARTINHA: opiniões são opiniões... mas fico contente por haver quem compartilhe da mesma opinião que a minha! :D

Bloguótico disse...

- EU MESMA!: então, como benfiquista, poderia fazer o mesmo, mas ñ me contive! Causa-me estranheza que um lance discutível tenha sido tratado pelos "media" como indiscutível! Mas pronto... não passa disso! :D

- LUZINHA: oh,oh!! Me-do... do que possa estar ali!! LOL

Bloguótico disse...

- SEI LÁ!: (calculei que sim!) LOL
Não é só o Benfica e Porto que se queixam... todos se queixam, com mais ou menos razão!! Só lamento é que, como fez o Jesualdo, se "mande bitaites" quando, bem vistas as coisas, até pode agradecer ao árbitro uma ou outra decisão! Mas sim... é futebol!!

Bloguótico disse...

- BERDADES: não podia estar mais de acordo com a tua conclusão!! A julgar pelo resultado de hoje, vamos bem encaminhados! Boa sorte para o Nacional... menos quando defrontar o SLB, claro! :D
Quanto ao discutir os "feitios e costumes de ladrões desportivos"... apenas o fiz aqui, como tenho vindo a dizer, por os "media" deixarem passar em claro este lance... no mínimo, discutível!

Ritinha disse...

a arbitragem em Portugal ultimamente tem deixado muito a desejar... e a Taça da Liga é uma vergonha. É escandaloso --'

Margarida disse...

Então e o Ruizinho que disse sobre o tema?!
Já está a falar?!

Bloguótico disse...

- RITINHA: tudo bem que, como se costuma dizder, "errar é humano", mas os árbitros portugueses abusam! LOOL

- MM: estive precisamente a acompanhar o programa e o Rui Santos sublinha a irregularidade do lance, por mão de Falcão! Falou, até, que há razão para aplicação da lei do jogo que penaliza o avançado, por enganar o árbitro. Finalmente, alguém na comunicação social teve a coragem de falar no assunto... Espero que ele não seja castigado por isso! :D

Margarida disse...

Não, não vou dizer que passei a venerar o Rui Santos... Não consigo... Mas ainda bem que alguém percebeu isso e teve "tomates" para o dizer! ;)

Bloguótico disse...

- MM: provavelmente, o Jesualdo também deve ter assistido ao programa e certamente percebeu que se calhar era melhor não se ter servido da ironia... o que até é irónico! "Tomates" teria também ele se amanhã admitisse que o golo foi com a mão!! :D

Margarida disse...

Duvido!

Inês Brito disse...

Eu não vi o jogo todo. Sou portista. Não gosto do Jesualdo. Mandem para lá a Zulmira.

E é só isto.

Bj,
(i)

Lia disse...

sabes o que te digo? andam é cheios de medo e arranjam desculpas... ele é arbitragem, ele é "apitos vermelhos"!!!

Bloguótico disse...

- MM: duvidas tu e toda a gente, certamente! Depois de fazer os comentários que fez, não admitiria este lance... até pk, certamente, Falcão terá falado do lance no balneário antes do Jesualdo ir para a flash interwie e conferência de imprensa! Mas pronto, provavelmente nenhum treinador o faria!!

- INÊS BRITO: já eu, como benfiquista, até gosto do Jesualdo (desta época)... quanto menos fizer jogar a equipa melhor para nós! LOL
Curiosamente, tenho essa ideia de que Jesualdo nunca foi bem visto pela maioria dos portistas, mesmo ganhando todos os títulos passados!

- LIA: a arbitragem anda na boca de todos... mais numa do que noutra, mas é sempre tema de discussão!! Todos falam e todos têm, ou não, razão!!

XS disse...

FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!FCP!

I rest my case.

Beijinhos :)

LopesCaBlog disse...

Não consigo comentar o post
Bloguótico no Telejornal!!


Está um must LOL

Anónimo disse...

Eu não sei do que falas, no vídeo só vi fruta.

Bloguótico disse...

- XS: om o devido respeito por tendências clubísticas diferentes, (des)gostos não se discutem!! LOOOL

- LOPESCA: não dá para comentar, propositadamente... afinal os louros do post devem ficar com quem os merece e no blogue de quem os merece: a Luzinha!! :D

- SECUNDINO: fruta da maior qualidade! LOOOL