domingo, 18 de outubro de 2009

A isto eu chamo "brincar aos políticos"!!

Ainda que, em campanha, o "Eng.º" José Sócrates sempre defendesse que um cenário de coligação não passava de mera especulação jornalística, a verdade é que, sem maioria na Assembleia da República, o Primeiro-Ministro abordou os líderes dos principais partidos da oposição acerca da sua disponibilidade para formarem Governo com o Partido Socialista... não tanto por razões de estabilidade política [como pretendeu fazer crer], mas principalmente em jeito de descargo de consciência, para que, no futuro, não fosse acusado de não "dar uma oportunidade" àqueles partidos!
Obviamente, essas tentativas de acordo saíram goradas... por uns defenderem que uma coligação defraudaria o resultado do acto eleitoral e por outros justificarem a recusa nos ideiais partidários. No entanto, todos sabemos que a recusa não se deveu nem a uma, nem a outra coisa... É que em vez de formarem Governo e, finalmente, porem em prática o que tanto apregoam [talvez por julgarem que, prometam o que prometerem, nunca chegarão a formar Governo], aqueles partidos preferem manter-se na oposição para que, dessa forma, possam simplesmente continuar a bater palmas na Assembleia da República, ao mesmo tempo que proferem o tradicional “MUITO BEM, MUITO BEM”, logo que o líder do seu Partido termine a sua intervenção… quer seja a mais brilhante ideia do ano, quer seja a maior parvoíce do mundo! Ainda hoje me pergunto porque se candidatam eles ao cargo de Primeiro-Ministro se, na verdade, o que eles querem é ver-se longe daquele posto?!
* Claro que o factor “crónica” também pode ter contribuído para o "não" à coligação! Como leitores assíduos do blogue, aqueles líderes partidários temeram que, à semelhança de José Sócrates, também eles, uma vez no Governo, fossem alvo de chacota no blogue, mas pronto... a recusa não lhes valeu de muito!! :D

20 comentários:

Kat disse...

Aii não me apetece falar de politica :D

Vim só mandar beijinhos :)

Eu Mesma! disse...

Ai rapaz...
tanta politiquisse...

pensamentovadio disse...

Bem depois do post eu acho que a chave é sem duvida o *... os nossos políticos (nem todos lol) têm é medo dá má lingua do Bloguótico...
:)

Soraia Silva disse...

Eu até falava de politiquisses, mas como nao gosto nada (até chego ao ponto de nao perceber muito)prefiro ficar por meras palavras...

é que se há coisa que me dá enjoos, é a politica (de tantos enjoos, muitas vezes até suspeitei que estivesse gravida, mas nao :D)

beijinho :)

Anónimo disse...

Vê lá tu que eu o que gosto mesmo é de After Eight's ... Ou Mars.. Ou Milka... Ou... Vá todos.

Coligação do chocolate é que era pa!

Free Hug

Bloguótico disse...

- KAT: há males que vêm por bem, então... já valeu a pena eu falar de "política" hoje! :D

- EU MESMA!: de política este post tem pouco... muito pouco... mas politiquisse não lhe falta, de facto! LOL

Bloguótico disse...

- PENSAMENTO VADIO: pois, nem todos! LOOOL

- SORAIA SILVA: ups... estarei eu grávido também?! É que tb sinto a mesma sensação de enjoo quando falo ou se fala em política! LOL

- JLFT: loool...sem dúvida, coligação de chocolate é que era! :D

Shell disse...

Política !! Nhac nhacc :x

Vale mesmo a pena falar desses morcoes ? xD

**

Lia disse...

prefiro os posts das piadas secas... a politica é uma seca mas não tem piada nenhuma :)

Just Me disse...

Eu acho que há pessoas que foram "talhadas" para serem do contra e por mais que tentemos nunca mudarão! Pois, é isso que acontece com partidos mais "piquenos" tipo Bloco de Esquerda, CDU, CDS-PP..... porque na realidade quando estão a fazer campanha eles já sabem que "nunca" irão ganhar! E digo ganhar no sentido literal do termo, e não ganhar mais um deputado ou mais...isto e aquilo! E como eles sabem que não chegarão a ganhar fazem propostas que agradam aos eleitores mas que não serão exequiveis devido à derrota ou à não coligação, e adoram contrariar os restantes! Por isso o "Sr." Socas vai-se manter sozinho. Mas eu até conseguia arranjar lá uma coligação se eles me quisessem ouvir, porque é que a Nélinha não se coliga ao Socas para sairem da politica?! Ora aí está uma coligação com muitos frutos!!

Olhos Dourados disse...

E bem, fazer coligações para quê? Também precisamos de oposição!

Bloguótico disse...

- SHELL: foi precisamente por serem morcões que rejeitaram a hipótese de coligação!!

- LIA: já somos dois, também as prefiro... mas decidi arriscar e tentar publicar um post político satírico, para inovar um pouco!

- JUST ME: Como dizem os italianos, acertaste na "mouche"! É exactamente essa ideia que pauta o meu post!! ;D
Infelizmente, não me lembrei da coligação no sentido de que falas no coment... é que está muito bem apanhado, mesmo!!! Completamente de acordo!! :D

Bloguótico disse...

- OLHOS DOURADOS: uma oposição é sempre necessária, claro... mas apenas se for uma boa oposição... o que, não é o caso em Portugal!
Boa ou má, como digo no post e como corrobora a JUST ME, uma coligação era a forma daqueles partidos poderem participar activamente na governação do país... mas acharam muito arriscado, pois poderiam cobrar-lhes o que prometeram em campanha!!

Salto-Alto disse...

Eu também não me coligaria, só para poder continuar na Assembleia a "mandar vir" com o bicho!

ADEK disse...

Não me veio bater a porta, senão eu tinha feito Governo com ele:P

Alguém disse...

Eu bato palmas ao teu post! :-D Nós temos o que se pode chamar de Oposição Fiel e Competente... dali não saem porque não sabem fazer mais do que aquilo!

Bloguótico disse...

- SALTO-ALTO: eu sei k a tentação é grande, mas convenhamos que oportunidade como esta alguns dos partidos não a voltarão a ter tão cedo!!

- ADEK: humm... talvez ainda possa acontecer! Depois de tanto "não" consecutivo pode ser que ele veja a luz ao fundo do túnel neste teu coment!!!

- ALGUÉM: o post agradece as palmas!! :) É mesmo como dizes, dali não saem porque não sabem fazer mais do que aquilo!!

opinião própria disse...

Profundezas obscuras da politica...

PB disse...

Politiquices, não obrigado!
Abraço

Bloguótico disse...

- OPINIÃO PRÓPRIA: pois... bem profundas e bem obscuras! :D

- PB: nem precisas de agradecer! LOL