terça-feira, 23 de setembro de 2008

Dias da semana: a lógica da batata!

A semana é um período de tempo de 7 dias consecutivos… brilhante conclusão, eu sei! Mas o que já me custa compreender não é o número de dias que uma semana tem, mas sim a ordenação, ou melhor, a incoerência na designação desses sete dias!
Acompanhem o meu raciocínio:
O Domingo é considerado o 1.º dia da semana, seguindo o Sábado e antecedendo a Segunda-feira, que é considerada, o 2.º dia da semana [o menos desejado e o mais chato] ! Tudo bem... mas a pergunta impõe-se: porque se decidiu chamar Segunda-feira ao 2.º dia da semana, se no dia anterior não houve nenhuma Primeira-feira?! Não faria mais sentido chamar-se à Segunda-feira, Primeira-feira?! Afinal de contas, é mesmo a 1.ª feira da semana! Digo eu, não sei!!
Mas as incoerências não se ficam por aqui… Admitindo que a actual designação dos dias da semana está correcta, porque razão o considerado 3.º dia da semana é designado como Terça-feira?! Sendo este o dia que segue a Segunda-feira e precede a Quarta-feira, não faria mais sentido chamar-se Terceira-feira?! Se existem as Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - feiras, por que não existe também a Terceira-feira em vez da Terça-feira?! Será que esta feira é mais pequena que as restantes… ao ponto de só haver uma terça parte de feira?!
Finalmente, quanto ao Sábado, considerado o último dia da semana, tenho apenas duas considerações a tecer: por um lado, se o 1.º dia da semana [Domingo] não se chama Primeira-feira, é natural que o Sábado não seja Sétima-feira! Mas, por outro lado, se os últimos são mesmo os primeiros [como diz o adágio popular] então o Sábado é, afinal, o 1.º dia da semana e não o último!
Enfim, incoerências que não passam despercebidas no "crónica"!

16 comentários:

Kal disse...

Está bom, mas não posso deixar de notar uma incoerência... para além do sábado ser o primeiro dia do fim de semana e por isso não se deve dizer mal dele a verdade é que não havendo feira ao sábado e significando a palavra "sábado" o "sétimo dia" o nome está muito bem escolhido... para além disso é dia de premier league, por isso, respeitinho!

Salto-Alto disse...

Ainda bem que te temos a ti atentos para estas situações! ;p Está mesmo muito bom!

Super Poderosa disse...

e trabalho pra fazer não há? :-)

Bloguótico disse...

- IDENTIFICA-TE: correcto e afirmativo! Só é pena é eu ñ ter dito no post k o nome para o sábado estava mal escolhido! Disse sim, k se o Domingo (o 1.º dia da semana) não se chama Primeira-feira, é justo k o Sábado (o 7.º dia da semana) se chame Sábado e não Sétima-feira! Ou seja, o nome está mt bem escolhido, como dizes! Nada contra o Sábado... antes pelo contrário pk, como dizes, é o 1.º dia do fim-de-semana!

Bloguótico disse...

- SALTO: quem mais se iria "preocupar" com estas incoerências diárias?! Só msm eu! Obrigado! ;)

- SUPER PODEROSA: há sempre trabalho para fazer, mas às horas k publico os post's, o trabalhinho já tá feito! ;)

Anónimo disse...

k se lixem as feiras o que se quer é muitos sábados e domingos!seja qual for a ordem que esses ocupam na tabela das reais e das imaginaveis feiras!

Bloguótico disse...

- PENSAMENTOVADIO: o máximo k se consegue arranjar são 4 sábados e 4 domingos por mês... mais k isso, dificilmente se consegue! :)

Alguém disse...

ui, LOL, como é que te lembras destas coisas?! Andam a dar-te pouco que fazer no escritório, estou a ver!!! :-P

Queen Butterfly disse...

Perdi-meeeeeeeeeeeee

ZaniNE disse...

Ora bens, do que eu sei e ouvi o domingo ("dia do senhor") só é o 1º dia da semana na bíblia. Já quanto aos restantes mortais é o último dia da semana, por ser o dia de descanso... antes da semana de trabalho, em que o 1º dia é a segunda-feira. E aí dou-te razão, devia chamar-se primeira-feira!

P.S. Na minha terra à feira ao Sábado... isso significa que cá deviamos chamar de sábado-feira!? ;P

Adorei! Bjo.

Bloguótico disse...

- ALGUÉM: a ideia surgiu, só isso! Não se trata de me darem muita ou pouca coisa pra fazer no escritório... trata-se somente de mais um post para manter a tendência! ;)


- DUQUESA PORTUGUESA: isso foi um S.O.S?! Espero que a esta hora já te tenham encontrado! lol

- ZANINE: havendo feira ao Sábado na tua terra, esse dia dever-se-ia chamar Sétima-feira! Mas duvido k a designação se altere! ;)

Ana Maria disse...

Olha, parece a lógica da batata....
Não deixas de ter razão, se bem que a meio, já tinha desistido de te entender.....
Já pareces o meu filho, que diáriamente me bombardeia com teorias brilhantes, parecidas com esta....mas ele tem 11 anos!!!
Bem , brincadeiras á parte, está optimo.Vais de férias?
Claro que não vais conseguir não vir espreitar....É o bichinho....
Boas férias, tá. Estamos por aqui, quando voltares!!!Beijos.

Luzinha disse...

Gostei... bem visto! Sabes... quando era pirralha fazia a mesma pergunta... nunca tive a resposta! Agora fico feliz de nao ser a unica pessoa a pensar no mesmo modo!

Bloguótico disse...

- LUZINHA: partilho da mesma felicidade por não estar nisto só! :)

Sloguótica disse...

Independentemente dos nomes que lhes damos, o importante é que os fins de semana cheguem depressinha…. Ora bolas, agora lembrei-me de mais uma incongruência. Porque é que se chama fim-de-semana se o domingo, um dos dias que faz parte do mesmo, é o primeiro dia da semana?!?! : )

(4pm)

Sloguótica disse...

P.S. Parece que escapa sempre qualquer coisa ao “crónica”! : p