Quem já assistiu a momentos em que alguém está a publicitar um determinado produto, de certeza que já se deu conta que só ouve maravilhas a respeito do mesmo, como não poderia deixar de ser... afinal de contas, publicitar é isso mesmo. Aquilo é só elogio atrás de elogio, vantagem atrás de vantagem... só se ouve prós e nenhum contra, naturalmente!
Enfim... a lenga-lenga corre às mil maravilhas até que é perguntado o preço do produto e é aqui que o caso muda de figura!! Como já devem ter reparado, normalmente, os tipos evitam dizer o preço, pelo menos prontamente! Ao invés, voltam a enaltecer a marca, a realçar as características e funcionalidades do produto, embora, curiosamente, já não com o mesmo vigor, até então... como que preparando quem o ouve para a chegada de más notícias! Só depois de um 2º ou 3º round decidem, timidamente, revelar quanto é que os interessados terão de desembolsar para adquirem produto, acabando com aquele suspense... mas logo preparando nova investida, justificando a exorbitância do preço que, aliás, segundo eles, nem é um preço por aí além! A razão por que o fazem?! Não sei... talvez porque se começassem por revelar o preço, aquela lenga-lenga não seria ouvida por ninguém... e eles não teriam tanto tempo de antena!
Enfim... a lenga-lenga corre às mil maravilhas até que é perguntado o preço do produto e é aqui que o caso muda de figura!! Como já devem ter reparado, normalmente, os tipos evitam dizer o preço, pelo menos prontamente! Ao invés, voltam a enaltecer a marca, a realçar as características e funcionalidades do produto, embora, curiosamente, já não com o mesmo vigor, até então... como que preparando quem o ouve para a chegada de más notícias! Só depois de um 2º ou 3º round decidem, timidamente, revelar quanto é que os interessados terão de desembolsar para adquirem produto, acabando com aquele suspense... mas logo preparando nova investida, justificando a exorbitância do preço que, aliás, segundo eles, nem é um preço por aí além! A razão por que o fazem?! Não sei... talvez porque se começassem por revelar o preço, aquela lenga-lenga não seria ouvida por ninguém... e eles não teriam tanto tempo de antena!
30 comentários:
[Trata-se de uma republicação de post! Mais uma vez, àqueles que eventualmente o leiam pela 2ª vez, as minhas desculpas pela falta de originalidade!]
Acho que deve ser mesmo uma estratégia de Marketing qualquer que eu desconheço mas que me irrita profundamente :p *
São técnicas de venda! Por alguma razão existem produtos que basta estarem expostos numa loja e outros que exigem uma apresentação mais directa ao consumidor.
Não se revela logo o preço porque é necessário primeiro criar no consumidor a necessidade de adquirir aquele produto, que normalmente, não existe à priori.
Se o consumidor não conhece o produto, não sentirá necessidade dele, então o preço será uma objecção imediata. Pelo contrário, se o vendedor conseguir despertar no consumidor a vontade de o adquirir, a objecção do preço elevado já poderá ser relativa e contornável.
E depois aqui entra a diferença entre um bom e um mau vendedor.
:-)
Vendedores de banha de cobra e "mai nada"!
Não leva 1, não leva 2, não leva 3, não leva 4...leva 10 pelo preço de 1 e leva ainda com mais este comentário!
Eu só sei que com a chegada do euro as coisas ficaram muito, mas muito mais caras! Em todos os sentidos!! Compramos meia dúzia de coisas e é um balúrdio!!
Tens 20 euros na carteira e quando vais a ver já só tens uns míseros trocos. (Desabafo!)
Indo ao post em si...
Aqui com a venda de um produto se passa o mesmo como a de um engate/conquista!
Por norma, para se conquistar alguém tem que se começar pela sedução à pessoa como mostrar as suas qualidades (as que tem e não!). Aqui nas vendas é o mesmo! O vendedor tem que seduzir o cliente com a sua lábia e enaltecer o determinado produto!
É a velha máxima!
Beijos
eles querem é aparecer
Pois e a maior parte das vezes nem é um produto assim tão bom.
Mas a isso é que se chama boa publicidade, quando chega a altura de saberes quanto custa já te estas a imaginar a vviver com o dito produto e acabas por comprar.
Eu nao, normalmente nao me deixo corromper loll
é nessa altura que me armo em parvinha e vou procurar o preco nas letras pequeninas, faço uma careta e viro costas! :P
bjinho*
Por acaso adoro ver as televendas ^^
Aquilo são coisas que praticamente não servem para nada mas parecem fantasticas!
olá caro,
passei mas sem
tempo de ler,
porém deixo 1
comentário de boa
semana e afins!
É marketing do fanhoso mesmo!...
JLFT
Técnicas de venda à parte, parto-me toda com um anúncio de um anil, acho eu, cheio de brilhantes e nomes de princesas e não sei o quê. Nunca dizem o preço do anel. Só que podemos pagar em suaves prestações. Mas... Prestações de quanto?... Enfim.
E por vezes não valem nada nem um cêntimo e andam a vender e a dizer maravilhas.kis :)
Ja está prontinha a foto...
espero que gostes :DD
Assim ficas a pensar em quanto precisas mesmo daquilo!!
Mas ficam tão chatinhos que dá-me logo vontade de ir embora. :S
As senhoras da Bimbi andaram por aí Bloguótico?
É exactamente para o povo ficar entusiasmado de tal maneira que depois ignoram o preço quando o ouvem...ou acham a compra algo tão xpto que nem acham que seja um investimento assim tão grande. Viva à publicidade...xD
Beijo*
primeiro convencem as pessoas que é fantástico, assim é mais fácil de as convencer que é útil e que o preço não importa. Eu sou dessas pessoas que fico sempre tentada a comprar, mas vá-lá que às vezes o bom senso fala mais alto e acordo a tempo.
Enaltecer o produto e maravilhar as pessoas com as suas extraordinárias capacidades torna mais fácil convencer os clientes a esquecerem-se do que, no final, realmente conta!!
- SHELL: estes senhores e senhoras devem ser bons para transmitirem más notícias! LOOOL
- ANA: depois desse coment, fiquei completamente elucidado… ainda que mantenha a posição de que, na maioria das vezes, a “lenga-lenga” não serve de nada, se o preço não ajudar… esteja em causa um bom vendedor ou não!! :D
- BERDADES: 10 pelo preço de 1 é obra! LOOL
- A MINHA ESSÊNCIA: eu diria antes que o problema não foi a chegada do euro… mas da crise!! Em relação aos trocos… acredita que há quem até esses os desperdice (como eu), mas sobre isso talvez fale num outro post!! :S
Knt à comparação que fizeste… faz todo o sentido, admito! LOL
- A MULHER CERTA: looool… é que só pode!! Obrigado pela visita e sê bem-vinda ao “crónica”! :D
- OLHOS DOURADOS: como diz o outro: “quando a esmola é grande, o cego desconfia”! :D
- SARA*: pois... daí que o melhor seja não lhes "dar muita corda" antes que tenhamos de desembolsar umas "peles"! LOOOL
- …JU…: como na publicidade, é caso para dizer: “eu é que não sou parvo”! LOOOL
- MISS MURDER: podes crer… há produtos que não lembram nem ao Menino Jesus, mas que existem na televendas! LOOOL
- OTÁRIO: grato pela visita e pelos votos!… Quanto à leitura, digamos que não perdeste nada de importante! ;D
- JLFT: “bota” fanhoso nisso! LOL
- KATCHUP: lá está… a questão do preço fica sempre para segundo plano! :S
- AVOGI: em contrapartida, aos olhos de quem vende, o produto vale cada cêntimo! lol
- SORAIA SILVA: ainda sem a ver, algo me diz vou gostar! :D
- NIRVANA: sem dúvida… durante a “lenga-lenga” o nosso sentido de necessidade vai diminuindo! :D
- MADAME FRUFRU: looool… até parece que sim, realmente!! LOOOL
- MEIO CHEIO: a publicidade ganhou uma defensora! LOOOL
- A GAJA: já te estou a imaginar com um despertador na mão enquanto alguém te tenta impingir qualquer produto! LOOOL
- SENHOR GENINHO: e no final, o que conta é mesmo o preço... ou talvez não, para alguns!!! :D
Isto faz-me lembrar um antigo patrão meu eheheh, eu trabalhava numa loja dos trezentos e ele queria que quando nos perguntavam o preço nós falássemos da qualidade do produto e nunca do preço looool NUMA LOJA DOS TREZENTOS!!! Tipo "Ó menina quando custa esta vassoura?" e nós "ja viu a qualidade deste plastico? e o acabamento??" eheheheh de loucos..claro que ninguem fazia isso e levávamos cada sermão hihi..
já me fizeste rir..mais uma vez :D
uma pessoa começa a interessar-se, revelem o preço, nós engasgámo-nos e perdermos o interesse todo de uma vez!
- KAT: se eu te fiz rir com o post, nem imaginas tu a mim com esse coment! LOOOOL
- RITINHA: lá está... um dia destes o "engasganço" será a maior causa de morte, graças a estas publicidades "enganosas"! LOOOL
São todos uns grandessíssimos aldrabões!!
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