Terminado o suspense em torno do meu regresso, nada melhor do que retomar a publicação no "crónica" com nova teoria bloguótica, ainda que dela já aqui tenha falado. É, por alguns de vós, conhecido o meu "ódio de estimação" pelos velhotes, mas a verdade é que os seus comportamentos justificam novo destaque neste blogue! Ora, o sinal indicativo de obras é, por ventura, o sinal preferido dos velhotes… a "menina dos seus olhos"! Enfim, a neta que alguns nunca terão tido!Pode dizer-se que da mesma forma que a bola está para o futebol e o "crónica" para a palhaçada, os velhotes estão para as obras! É impressionante a quantidade de velhotes que circundam o local onde decorram obras e, mais impressionante ainda, a astúcia que cada um encontra para ultrapassar os "entraves" que lhes são colocados pelos trabalhadores para, assim, poderem trabalhar e garantir a segurança daqueles que rodeiam a obra, principalmente.
Assim como as crianças se juntam quando alguém vestido de palhaço está a distribuir balões ou rebuçados na rua, também os velhotes o fazem quando vêem… OBRAS! Mas afinal o que tanto os fascina?! Qual o interesse deles nas obras?! Será que ver os outros trabalhar lhes trás saúde… ou dinheiro?! É que, assim de repente, até parece que sim!!
O interesse é tal que por mais opaca e alta que seja a barreira que delimita a obra, nada os impede de ver o andamento dos trabalhos! Digamos que quanto mais se esconde, mais interesse a obra lhes desperta!
Estes senhores, cuja maioria diz sofrer de reumatismo e leva a mal se alguém disser que está mais doente do que eles, chegam ao ponto de se empoleirar em postes de iluminação pública, ou utilizar qualquer minúscula fresta que possa existir na vedação, para acompanhar os trabalhos!... E ficam horas naquilo, faça chuva ou faça sol!