Se há coisa que não percebo é a razão pela qual os médicos, quando questionados pelo doente sobre o seu estado de saúde, teimam em usar termos técnicos quando sabem que quem o ouve não vai perceber! Aliás, o uso daquela linguagem médica pode, até, provocar uma maior preocupação no paciente por julgar que tem algo muito grave, só porque o médico iniste em não falar português... dizendo em 3 minutos o que poderia [e deveria] dizer em 3 segundos! Querem um exemplo?! Ok, vejam este:
Paciente: Sr. Doutor, já sabe os resultados dos meus exames?!
Médico: Não tenho boas notícias, Sra. Efigénia!
Os exames laboratoriais, revelaram que a senhora é portadora de Adenocarcinoma de Pulmão com metástases em coluna lombo-sacra e por esse motivo terá de realizar um tratamento radioterapeutico e quimioterapeutico. Necessita de cuidados médicos diários, para a aplicação subcutânea de medicação e controle de exames de sangue… já que há o risco de crises de hipertensão arterial e sangramento!
Paciente: Ok, Doutor… já sei que o senhor é médico... Mas que tal falar português comigo?!
* Não era mais prático o Sr. Doutor dizer que a Sra. Efigénia tem cancro no pulmão e nos ossos?! É que com este paleio todo ainda assusta a paciente e fá-la temer o pior!!
26 comentários:
Lol!!!
eu explico-te pq é que os médicos falam por hieroglifos....
já viste a letra deles??????
é que eles proprios não se entendem!!!!!
:)
Infelizmente conhecia esses termos :(
Beijinho.
Eu sou perita em decifrar caligrafia de médicos! Não estou a brincar...
Concordo plenamente! Era tudo tão, mas tão mais simples. e sempre poupavam uns minutos de stress.. sim pq qdo se está a espera de resultados de exames, parece que tempo nao anda mesmoooooo :s
um bjinho pa tu ai longe!
*
E quando os médicos mal falam Português e não entendem do que te queixas?!
:S
bjcaaaaaaaaaaaa
mt boa mesmo!
mas ainda existem aqueles que falam espanhol ou brasileiro (nada contra medicos estrangeiros, mas..), e os termos ainda são muito mais dificeis de descodificar! :\
beijinhos e mts LoUcUrAs
É só para se armarem! lol
já viste que tens prémio no meu blog?????
Lool! É mesmo verdade, infelizmente. Os médicos podiam, de facto, usar de alguma sensibilidade e adaptarem o palavreado ao cliente que têm diante de si!
Pa semana venho ver o novo post- sim este é o meu comentario ao post.
:)
Realmente!...
Ninguem os percebe!!!
realmente porque não falam eles na nossa língua??
tenho uma teoria...dizem algo muito esquisito e assustador..pensamos logo que vamos morrer...e depois dizem "tem tratamento, blá blá, blá"...e nós ficamos todos aliviados...ilusão!!!!
beijo..
PS: sendo hoje quinta...cá vim eu :)
LOL! E é mesmo assim! Tu de vez em quando também és médico :)
Concordo plenamente!
Graças a Deus que existe um dicionário médico. Assim, sempre que tiver alguma dúvida, consulto-o!
Apesar de ter percebido à primeira o que o senhor doutor quis dizer (porque a saúde é a minha área profissional) não pude deixar de me rir com a reacção da senhora...lol...
Agora a sério...imagina-te a ter de dizer a uma pessoa que tem um cancro nos ossos e nos pulmões...achas que seria fácil? Pois, pros médicos também não o é e os termos científicos são uma espécie amortecedor para as más notícias...as pessoas não percebem, mas deduzem logo que é algo mau e não levam com tudo tão de chofre...não é que adiante muito, mas não é nada fácil dar nem receber estas notícias.
bjitos
ahahahah, está muito fixe!
Alguns médicos são assim mesmo, o meu graças a Deus é o mais simples que há, o que se chama um verdadeiro bacano e já é meu médico desde os meus 12 anos, ele tem 50 anos e qualquer pessoasque olha para ele nem acredita, dão-lhe 30 e poucos anos.Super bem conservado, um excelente médico, super humano e até vem cá fora buscar os velhotes e leva-os pelo braço para o consultório, um verdadeiro ser humano, sempre bem disposto, para além de médico.Seu nome, Dr Rui Gonçalves.
Só agora li o comentário da lilipat e aí tens uma boa explicação para os médicos assim falarem, se são directos é porque são umas bestas e não respeitam os sentimentos das pessoas, senão é porque têm a mania que são bons.
Tenho médicos e enfermeiros na família e as coisas não são assim tão fáceis de dizer às pessoas.
;)
É por essas e por outras que escolhi antes Direito. As normas são sempre, sempre, sempre claras e nunca há lugar a interpretações esquesitas:)...e mais, qualquer pessoa entende do que se trata quando lê uma norma ao acaso do CC,...a sério! Experimenta ir para a rua e fazer um teste, vais ver...ihih
(continuação)
...agora, medicina?!...Uiii, isso já sabes como é...há muita "Trofa" nos medicamentos e doenças intrextraouquêvasculares!...:P
LOL Ufa, o raio do homem até a mim me assustou! Afinal não é nada... :P
Pronto, lá vou ter de acrescentar os médicos à lista negra que possuo... Que mau para eles.
lololo
Como trabalho na indústria farmacêutica á estou habituada...lol
m é de facto uma classe elitista.
jokitas,
excelente post
Vê as coisas pelo lado positivo... afinal era "so" cancro...
Têm a mania!:-)
Passa no meu blog, há lá coisinhas para ti! :D
beijinhos e mts LoUcUrAs
Lololololol Tens razão!!!
Abraço
- BLOGUOTICANEANOS:
Alguns de vocês argumentam dizendo que a ideia dos Srs. Drs. é o uso de eufemismos e, em certa parte, até percebo... Todavia tal ñ me parece viável já k o eufemismo serve para disfarçar algo desagradável por meio de expressões mais suaves... e akeles termos todos não me parece k se enquadrem nessa suavidade! Uma coisa é suavisar outra é falar "chinês"!! ;)
Para variar, obrigado pela visita e desculpem a minha ausência pelos vossos blogues! ;)
Enviar um comentário