segunda-feira, 9 de março de 2009

Código da Rua?! Só pode!!

Regressado do fim de semana, o post de hoje será uma reflexão minha... no mínimo, curiosa!
Muito sinceramente, eu começo a achar que além do “Código da Estrada”, que esclarece as regras de circulação de todo o tipo de veículos na via pública…. existe também um “Código da Rua”, que nos explica como andar e quais as regras a observar nos passeios!
Não sei porquê, mas da mesma forma que se estabeleceu a regra da cedência de passagem aos condutores de veículos que se apresentem pela direita, por certo, deve existir também uma regra de teor semelhante, mas que estipula a obrigatoriedade de ser EU a desviar-me dos outros no passeio da rua!!
Não sei se convosco acontece o mesmo, mas comigo não há dia em que não tenha de ser eu [sempre eu] a mudar a minha trajectória no passeio para evitar uma situação de colisão frontal com alguém que se aproxima! Acreditem que se não for eu a tomar essa iniciativa, o indivíduo à frente não a toma e o encontrão é mais do que certo!
Já tentei de tudo para mudar o final da história, desde o fazer-me de distraído, ao pim-pão-pum mental para decidir se sigo em frente ou se terei mesmo de "mudar de faixa". Experimentei, inclusive, atrasar até ao último milésimo de segundo a decisão de me desviar, mas em vão! Escusado será dizer como acabei! Pois… atropelado!!
Enfim, um dia destes façam o teste: fixem uma trajectória na rua e não se afastem dela... verão que é praticamente impossível andar 3 metros em linha recta só porque certa pessoa julga que são vocês que se vão desviar dela e não o contrário!

30 comentários:

PB disse...

Interessante e acho que tens toda a razão!
Abraço

Indecisa disse...

Acabei de ter um "dejá vu" ou este post já tinha sido publicado anteriormente?

Juro que tenho a sensação de que já o conhecia..! (estranho!)

Andreia disse...

Olha, acontece-me o mesmo muitas vezes. Uma vez no forum ia tanta gente no sentido contrário, e nem uma sequer se desviou um milimetro!!

Kika disse...

Isso acontece-me todos os dia no trajecto pá OA! A sério, penso exactamente o mesmo, por vezes até tento não me ser eu a desviar... mas não dá! Tenho que escolher: colisão frontal ou mudança de faixa! (e ainda por cima não há seguro que nos valha!) Lol ;)

Bloguótico disse...

- PEDRO BARATA: eu até posso ter razão... mas mesmo assim sou sempre eu a mudar de faixa! lol

- INDECISA: foi a 2ª hipótese... por isso essa sensação! ;) Eu já o havia publicado, mas pouco dps de o fazer, decidi alterar o post por um outro! Como já tinha o trabalhinho feito, o post saiu hoje, outra vez! ;)

- ANDREIA DO FLAUTIM: pelos vistos a minha teoria do "código da rua" não é assim tão descabida knt eu julgava! Ninguém se desvia mesmo!! ;)

- QUEEN BUTTERFLEY: está explicada a razão de muitos tropeçoes na caminhada: acontecem pk te desvias dos outros muito "em cima da hora"... ou não!! lol
Neste aspecto não há opção de escolha... temos mesmo de ser nós a mudar de faixa! ;)

Indecisa disse...

Ah bom! Assim já fico melhorzinha.. lol

beijo

kris disse...

bem, eu como sou uma lady, não tenho muitas razões de queixa, só quando é um idoso ou alguma criança é que me desvio, de resto..consigo seguir mais ou menos em linha recta, porque há sempre rapazes simpáticos (como tu) que se desviam :))

beijo

Bloguótico disse...

- INDECISA: descansa... não estás tolinha, não! ;)
Tiveste o privilégio de ler o post antes da republicação, mas não partilhaste se fazes parte do grupo de pessoas k se desviam ou se és dakele grupo k espera k os outros se desviem!! ;)

- KRIS: ora aí está uma vantagem em ser-se uma lady!! Knt aos rapazes simpáticos, obrigado pela parte k me toca! ;)

Anónimo disse...

Ora cá esta uma coisa em que tens razão! E não fiques com a ideia k as mulheres não passam por isso porque não é verdade.
No Porto é do piorio andar na rua é que não se desviam!

ZaniNE disse...

Acho que encontras-te tu mesmo a resposta: "certa pessoa julga que são vocês que se vão desviar dela".

Experimenta focares-te na tua trajectória sem sequer colocares em questão desviares-te. A outra pessoa sente a tua indecisão...? É como tudo na vida! Depois diz qq coisa ;P

Beijoquinhas.

Margarida disse...

Indecisa em vir aqui?!... Nop, claro que não!... =)

Ora aí está uma coisa com que eu concordo plenamente!... E não é so a cedência de passagem... Então e os que deitam os escarros para o passeio mesmo à nossa frente?! Já pra não falar das pastilhas elásticas, os papeis das ditas, enfim...

Era bonito que nos respeitásse-mos uns aos outros!

Indecisa disse...

Ora bem.. respondendo à tua pergunta. Acabo sempre por ter um choque frontal! é que eu afasto-me sempre, mas a outra pessoa também! Logo vai dar ao mesmo que não me afastar.lol

b.à.e.

Bloguótico disse...

- PENSAMENTO VADIO: iupi... tenho razão em alguma coisa! lol
Eu ñ tenho essa ideia... mas se kem passar por vocês for alguém simpático como eu (foi a Kris k disse), de certeza k vos cede a passagem! ;)

- ZANINE: fica aki prometido k amanhã vou fazer essa experiência! Garanto-te k desviar-me ñ vai passar pela minha cabeça! Logo te direi se acabei atropelado ou não! ;)

- MNA. MARGARIDA: inda bem k ñ! ;)
Eu ñ kia ir tão longe, mas é um facto... isso acontece!

- INDECISA: ando eu aki a reclamar k ninguém se desvia e pelos vistos, no teu caso, o problema é o inverso: desviam-se os dois! lool

Anónimo disse...

Eu também acho que sou sempre eu.
Então se todos achamos que somos nós, quem é que tem razão afinal?

Li disse...

É engraçado...acho que isso acontece com todos nós, mas se acontece com todos nós quem é que sobre para não se desviar?...hum...:P

bjitos

Anónimo disse...

Isso acontece porque teimam em andar pelo lado esquerdo do passeio... Comecem a andar pelo lado direito ou mudem-se para um país como o Reino Unido, Austrália, África do Sul ou Japão!

Anónimo disse...

Dando corpo ao atrás defendido

Transcrição (do Código da Estrada e não da Rua lol):

Artigo 100.º
Posição a ocupar na via
1 - Os peões devem transitar pela direita dos locais que lhes são
destinados, salvo nos casos previstos na alínea d) do n.º 2 do
artigo anterior.
2 - Nos casos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo
anterior, os peões devem transitar pelo lado esquerdo da faixa de
rodagem, a não ser que tal comprometa a sua segurança.
3 - Nos casos previstos nas alíneas b), c) e e) do n.º 2 do artigo
anterior, os peões devem transitar o mais próximo possível dolimite da faixa de rodagem.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 10 a € 50.

Bloguótico disse...

- INWHITELIGHT: não deixa de ter sentido a tua kestão, mas há uns k axam mais k ou outros! Pode acontecer com todos, mas cmg acontece mais vezes! ;)

- LILIPAT2008: o código da rua ajudaria, por certo.... por exemplo copiando a regra da cedencia de prioridade a kem se apresentar pela direita! Mas como disse na resposta ao coment anterior, no meu caso, sou sempre eu kem tem de se desviar, senão... pumm! ;)

- ANÓNIMO (ou talvez não): seja de k lado for, o problema mantém-se, de certeza... em Portugal ou fora dele! Eu já experimentei todos os lados do passeio e o resultado foi sempre o mesmo: ser eu a desviar-me! P a proxima deixo o embate acontecer, e dps k s aplikem as coimas de k fala o Código da Estrada, mutatis mutandis! lol

Bloguótico disse...

- ZANINE: como prometido é devido, hoje fiz a experiência... e mesmo assim, correu mal!! Houve choques... num dos casos, fazendo de conta k estava a ler kk coisa, uma senhora não se desviou, e ainda teve a lata de dizer: "olha, este vai a adormir!" Ora, se eu estava a dormir e ela acordada k se desviasse ela, não?!
Noutro caso, com uma amiga minha... ela teve de se desviar "à bruta", empurrando um outro amigo contra a parede... só pk alguém decidiu fazer a mesma experiência k eu e não se desviou! ;)

Enfim... pelo menos tentamos! lol

Kika disse...

Hoje tivemos a confirmação de que se eu não me desvio (e eu ainda me desviei) a pessoa que vai a passar nem sequer se importa e atropela-me (e ao Kal-Car!)! (acho que agora o teu post é que foi lido por "alguém" do Porto)! ;)

Miepeee disse...

E o que se chama falta de civismo.
Aqui na Holanda eu tenho medo e das bicicletas estes gajos sao doidos.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Se calhar eu incluo-me nos que não se desviam... lol. Ainda hoje, involuntariamente, quase obriguei um dred a chocar contra um andaime montado no passeio!

BLUGUÓTICO: perante a situação e face ao estado das coisas, eu retinha a senhora, juntava as testemunhas, chamava um polícia e não saía de lá satisfeito enquanto não fosse aplicado o montante máximo da coima aplicável.

Alguém disse...

Pronto: está comprovado cientificamente! E com isso quase ficava sem o sapato porque se prendeu no paralelo no momento em que me deveria desviar (o tal último segundo...)...

Por favor, não proponhas mais testes! :p

XS disse...

Não podia concordar mais contigo. E a Laura ainda sofre mais, porque é abalroada de quando em quando...

Bloguótico disse...

- MIEPEE: nesse caso, ñ faças o mesmo k eu e não esperes para ver se eles se desviam... mais vale seres tu a ceder a passagem! lol

- ANÓNIMO (pelos vistos não): involuntariamente, pois, pois... Como se ñ tivesses visualidado mentalmente a situação!! lool
Knt à coima, para a próxima é mesmo isso k farei! ;)

- ALGUÉM: eheheheh... no teu caso ñ é das pessoas k te deves desviar... mas sim de caminhos em paralelo! lool

- XS: a culpa é so Sócrates... k devia legislar no sentido de haver uma faixa destinada à Laura! Knd ela crescer, será ela a abalroar kem lhe aparcer pela frente!! ;)

Sofia disse...

Caraças isso passa-me a vida a acontecer! Não é só código de rua, é código de shopping, código de café..
NINGUÉM SE DESVIA! E já fiz exactamente esse teste e raios partam as pessoas!

Eu Mesma! disse...

eu já cheguei a ser albarroada no belo do passeio....

as pessoas são hiper mal educadas e depois desculpam-se com um...

ops... estava distraído!

Salto-Alto disse...

LOOOL! Já vi mesmo à minha frente uma colisão dessas.... duas vezes! E sempre contigo perto! :)

Bloguótico disse...

- SOPHIE: nada a fazer... esperar k seja o outro a desviar-se deve estar "no sangue" de muita gente! lol

- EU MESMA!: axo k ñ devo conhecer ninguém que já não o foi... o k muda deve ser mesmo só a desculpa! lool

- SALTO: serei eu o culpado pelas colisões?! Naahhh! lool

Sloguótica disse...

Agora percebo porque é que tu ficas sempre atrás de mim numa possível cedência de passagem. Como tu já disseste eu nunca cedo a passagem assim é a única oportunidade que tens para não ceder a passagem a quem quer que seja! : p