quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A vossa atenção, por favor!!

Antes do mais, obrigado pela atenção! Tenho um comunicado a fazer: este é o meu último post…de Setembro! Não se trata de uma despedida definitiva (pelo menos para já), mas de um "até breve”! Descansem... eu nem fui preso, nem fiquei refém num assalto a uma dependência d’um banco qualquer, nem tão pouco apanhei uma overdose bloguótica! Simplesmente, a partir desta Quinta-feira, o “crónica” vai ficar órfão de post's por uns dias… uma semana no máximo, espero eu! Por isso, não se admirem se não encontrarem novos pots's meus no blog, nem coment's meus no vosso!
Regressarei o quanto antes, caso sobreviva sem net!
Até breve!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Dias da semana: a lógica da batata!

A semana é um período de tempo de 7 dias consecutivos… brilhante conclusão, eu sei! Mas o que já me custa compreender não é o número de dias que uma semana tem, mas sim a ordenação, ou melhor, a incoerência na designação desses sete dias!
Acompanhem o meu raciocínio:
O Domingo é considerado o 1.º dia da semana, seguindo o Sábado e antecedendo a Segunda-feira, que é considerada, o 2.º dia da semana [o menos desejado e o mais chato] ! Tudo bem... mas a pergunta impõe-se: porque se decidiu chamar Segunda-feira ao 2.º dia da semana, se no dia anterior não houve nenhuma Primeira-feira?! Não faria mais sentido chamar-se à Segunda-feira, Primeira-feira?! Afinal de contas, é mesmo a 1.ª feira da semana! Digo eu, não sei!!
Mas as incoerências não se ficam por aqui… Admitindo que a actual designação dos dias da semana está correcta, porque razão o considerado 3.º dia da semana é designado como Terça-feira?! Sendo este o dia que segue a Segunda-feira e precede a Quarta-feira, não faria mais sentido chamar-se Terceira-feira?! Se existem as Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - feiras, por que não existe também a Terceira-feira em vez da Terça-feira?! Será que esta feira é mais pequena que as restantes… ao ponto de só haver uma terça parte de feira?!
Finalmente, quanto ao Sábado, considerado o último dia da semana, tenho apenas duas considerações a tecer: por um lado, se o 1.º dia da semana [Domingo] não se chama Primeira-feira, é natural que o Sábado não seja Sétima-feira! Mas, por outro lado, se os últimos são mesmo os primeiros [como diz o adágio popular] então o Sábado é, afinal, o 1.º dia da semana e não o último!
Enfim, incoerências que não passam despercebidas no "crónica"!

domingo, 21 de setembro de 2008

A importância em articular bem as palavras...

O marido d'uma mulher decidiu fazer-lhe companhia e foi com ela à cabeleireira! Terminado o corte, o marido perguntou à cabeleireira:
- Como é que tá o cabelo da minha mulher?
- Tá'scalado!
- F***-se, já não se pode perguntar nada?!

sábado, 20 de setembro de 2008

E o burro sou eu?!... O burro?!


O Scolari é que tinha razão!

Momento estúpido [déjà vu]:

Psst... gostas do meo blog?!

* Eu já tinha publicado este post hoje de manhã mas eliminei-o agora , por engano, enquanto criava um novo! Desculpem ter perdido os vossos coment's também! Basicamente, quem comentou disse que gostava do meo trabalho! lol

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Para perguntas parvas, respostas... parvas!

O post de hoje vai ser sobre coisas parvas que o pessoal tem a mania de perguntar...
1.º-
Perguntas a alguém:
- Como te chamas?
- Quem? Eu?
- Não... aquele senhor além!
2.º-
Quando te vêem deitado na cama, de olhos fechados, de luz apagada e perguntam:
- Estás a dormir?
- Não... estou a treinar para morrer!
3.º-
Quando levamos um electrodoméstico para arranjar e o técnico pergunta:
- Está avariado?
- Não... é que ele estava cansado de estar em casa e eu trouxe-o a passear!
4.º- Quando está a chover e percebem que vais sair de casa e perguntam:
- Vais sair com esta chuva?
- Não... vou sair com a próxima!
5.º-
Alguém liga para o telefone fixo da tua casa e pergunta:
- Onde estás?
- No Pólo Norte... um furacão trouxe a minha casa para cá!
6.º-
Acabas de sair do WC de toalha, todo molhado, e alguém pergunta:
- Tomaste banho?
- Não... está a chover no WC! A propósito, não entres lá sem guarda-chuva!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Referências...

A referência do tempo é a hora...

A referência do tamanho é o metro...

A referência da velocidade é o km...

A referência do frio/calor é o grau...

A referência do futebol é a bola...

A referência do sucesso é o lucro...

A referência do talento é a obra-prima...

A referência do prestígio é o quilate...

A referência do conforto é o n.º de estrelas...

A referência da potência é o n.º de cavalos...

A referência da idade é o n.º de anos...

A referência da palhaçada é o "crónica"!

* Acreditaram mesmo que este ia ser um post sério?! lol

sábado, 13 de setembro de 2008

Descoberta do dia!

A vantagem em usar dentadura está em poder lavar os dentes e cantar...

... ao mesmo tempo!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Abatam o "animal" que ele está a sofrer...

Como todos sabem [e quem não acreditar pode confirmar no calendário] hoje é dia 11 DE SETEMBRO, ou seja, faz hoje 4 dias que a cantora norte-americana Britney Spears recebeu três prémios na 25ª edição dos MTV Video Music Awards 2008, entre os quais o de Vídeo do Ano! Ainda assim, não é sobre essa noite vitoriosa da Britney que quero falar neste post... quero, sim, apresentar-vos um forte candidato a filme do século... na categoria de "drama"!
Desde já vos alerto que o vídeo que se segue pode conter cenas ou linguagem consideradas chocantes:

video

Quanto a vocês não sei, mas eu diria que até a liberdade de expressão tem limites!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mais vale prevenir que remediar - parte II

Depois de, ontem à noite, ter visto as notícias no Telejornal (sim, agora não perco um "episódio"... tem sido a minha inpiração) tomei uma decisão:
- vou deixar de andar na rua, junto aos passeios... Antes atropelado que soterrado!

*1 Palavras-chave: Braga ; rua ; edifício ; derrocada!!

*2 Desculpem se este é um post de mau gosto!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Galp reduz preço dos combustíveis...

Passava uma 1h e 34 minutos das 19:00h quando o noticiário da RTP1 dava conta que a Galp reduziu (sim, de quando em vez lá acontece) em 2 cêntimos preço da gasolina e gasóleo! Apesar de a empresa anunciar que os preços deverão voltar a descer na próxima semana... mais vale prevenir que remediar e fazer como este casal:


Quem te avisa, teu amigo é! ;)

domingo, 7 de setembro de 2008

Previsões da treta!


E lá se foram 30€ p'ra isto!!

sábado, 6 de setembro de 2008

Kanguru, diz-me tu...

1.º - Sabem porque o kanguru entrou p'rá a universidade?!
Porque já tinha bolsa!

2.º - Sabem o que é que a mãe kanguru diz ao filho?!
Cala a boca... t'ou de saco cheio!!

3.º - Sabem como é que o kanguru atravessou a estrada?!
Pulando!
* 4.º - Quando a inspiração não está no auge, tenho tendência a criar post's destes!!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Afinal, tudo não passou de um equívoco!!

Marco Fortes, atleta português que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 na modalidade do lançamento do peso , afirmou, depois de ser eliminado da sua competição, que a prova não lhe correu bem alegando que não consegue estar no máximo em competições que se realizam na parte da manhã!
Depois do "Alcochete jamais!" do Ministro Mário Lino, a frase mais ouvida pelos portugueses foi a do lançador: "de manhã só é bom é na caminha!". Tais declarações motivaram a expulsão do atleta da aldeia olímpica das Olimpíadas de Pequim, explusão essa, considerada pelo próprio como um castigo extremamente injusto, pelo tratamento de que foi alvo por parte do Comité Olímpico de Portugal, até porque Marco Fortes foi o primeiro lançador do peso português em Jogos Olímpicos!
Ora, depois disto, o "crónica" teve a oportunidade de contactar o lançador português no sentido de tentar compreender o porquê de tanta indignação... e de facto, percebe-se! Marco Fortes não terá querido dizer "caminha", mas sim "Caminha"... a terra do trisavô, uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo! Segundo Fortes, as manhãs naquela terra são muito agradáveis e propícias à prática daquela modalidade! Afinal, tudo não passou de um equívoco e nunca é tarde para repôr a verdade!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Em bom português: "mau português"!

"Assassinar" a língua de Camões é a maior especialidade dos portugueses... Com certeza já vos aconteceu estarem a falar com alguém e em cada 10 palavras ouvirem 11 "mal dizidas"! A língua portuguesa sofre, diariamente, imensos tropeços e a sua clareza e compreensão são difíceis barreiras mesmo para os mais dotados de conhecimento. Enfim...
Contra o mau uso da língua portuguesa existe o Projecto Nacional de Leitura [Ler+] , com o objectivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses!! Ora, a julgar pelas disparidades que se ouve todos os dias, quer-me parecer que a aquisição de hábitos de leitura quotidiana ainda não foi conseguida por muitos!
Quem já não cometeu erros de ortoépia [ramo que se ocupa da correcta pronúncia das palavras, da boa emissão das vogais e boa articulação das consoantes] que se acuse! Todos nós já o fizemos e continuaremos a fazer: uns por uma questão prática e outros (os que motivaram este post) porque nem sequer reparam que o que dizem, de português tem pouco... muito pouco!
Quem não ouviu, já, o tradicional "à mocado", o "poribido" ou o "iorgute"?! Pois, já ouviram! Mais?! Ok. Então que tal os, também, tradicionais: "munto", "desatupir" e "tchover"?! Ou, então, o "tóxico-independente", o "alcólico" e os "cidadões"!? Ou os, ainda mais, tradicionais: "ambos os dois", "subir p'ra cima" e "descer p'ra baixo"!? Por fim, referência, ainda, às calinadas nas doenças, como o "câncaro" e a "patite- B"!!
Enfim, fico por aqui porque não quero fazer deste post um post muito extenso e termino citando José Saramago: "O Português é hoje mal falado, é atropelado mortalmente todos os dias"! Ainda assim, se quiserem "enriquecer" este mini catálogo de "palavras bem dizidas" estejam à vontade... nem que seja para satisfazer a minha curiosidade! ;)