Não sei se estão recordados, mas num dos primeiros sketches dos Gato Fedorento da série Fonseca [acho eu] chamava-se a atenção para o facto de haver pessoas que começam todas as respostas com um "não" mesmo que concordem com o que lhes é perguntado!Realmente, trata-se de uma constatação muito bem conseguida e um exemplo clássico disso mesmo de que me lembrei, são aquelas entrevistas rápidas aos jogadores de futebol, depois do jogo... como a que se segue, por exemplo:
Jornalista: Neste jogo notou-se que houve uma quebra física dos jogadores! Começam a sentir mais cansaço nas pernas?!
Jogador: Não... penso que os jogadores já têm muitos jogos nas pernas... é normal que haja algum cansaço!
Jornalista: O próximo jogo é contra a Bloguónia, já estão a pensar nesse jogo?!
Jogador: Não... Penso que hoje tivemos um jogo bastante difícil, e agora que o superamos temos de trabalhar bem durante esta semana já pensar no próximo jogo para tentar ganhar!
Jornalista: Este foi um jogo difícil, mas conseguiram vencer! Considera que foi um resultado justo?Jogador: Não... Penso que foi um bom jogo, contra um bom adversário, mas merecemos ganhar!
Jornalista: Só uma última questão! Se concorda com o que lhe pergunto porque começa sempre com uma negação?!Jogador: Não... Tem razão! Mas penso que o mais importante foram os 3 pontos!Jornalista: 3 pontos?! Mas este jogo era particular!!Jogador: Particular?! Humm, então o mais importante é a equipa!