quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A vossa atenção, por favor!!

Antes do mais, obrigado pela atenção! Tenho um comunicado a fazer: este é o meu último post…de Setembro! Não se trata de uma despedida definitiva (pelo menos para já), mas de um "até breve”! Descansem... eu nem fui preso, nem fiquei refém num assalto a uma dependência d’um banco qualquer, nem tão pouco apanhei uma overdose bloguótica! Simplesmente, a partir desta Quinta-feira, o “crónica” vai ficar órfão de post's por uns dias… uma semana no máximo, espero eu! Por isso, não se admirem se não encontrarem novos pots's meus no blog, nem coment's meus no vosso!
Regressarei o quanto antes, caso sobreviva sem net!
Até breve!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Dias da semana: a lógica da batata!

A semana é um período de tempo de 7 dias consecutivos… brilhante conclusão, eu sei! Mas o que já me custa compreender não é o número de dias que uma semana tem, mas sim a ordenação, ou melhor, a incoerência na designação desses sete dias!
Acompanhem o meu raciocínio:
O Domingo é considerado o 1.º dia da semana, seguindo o Sábado e antecedendo a Segunda-feira, que é considerada, o 2.º dia da semana [o menos desejado e o mais chato] ! Tudo bem... mas a pergunta impõe-se: porque se decidiu chamar Segunda-feira ao 2.º dia da semana, se no dia anterior não houve nenhuma Primeira-feira?! Não faria mais sentido chamar-se à Segunda-feira, Primeira-feira?! Afinal de contas, é mesmo a 1.ª feira da semana! Digo eu, não sei!!
Mas as incoerências não se ficam por aqui… Admitindo que a actual designação dos dias da semana está correcta, porque razão o considerado 3.º dia da semana é designado como Terça-feira?! Sendo este o dia que segue a Segunda-feira e precede a Quarta-feira, não faria mais sentido chamar-se Terceira-feira?! Se existem as Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - feiras, por que não existe também a Terceira-feira em vez da Terça-feira?! Será que esta feira é mais pequena que as restantes… ao ponto de só haver uma terça parte de feira?!
Finalmente, quanto ao Sábado, considerado o último dia da semana, tenho apenas duas considerações a tecer: por um lado, se o 1.º dia da semana [Domingo] não se chama Primeira-feira, é natural que o Sábado não seja Sétima-feira! Mas, por outro lado, se os últimos são mesmo os primeiros [como diz o adágio popular] então o Sábado é, afinal, o 1.º dia da semana e não o último!
Enfim, incoerências que não passam despercebidas no "crónica"!

domingo, 21 de setembro de 2008

A importância em articular bem as palavras...

O marido d'uma mulher decidiu fazer-lhe companhia e foi com ela à cabeleireira! Terminado o corte, o marido perguntou à cabeleireira:
- Como é que tá o cabelo da minha mulher?
- Tá'scalado!
- F***-se, já não se pode perguntar nada?!

sábado, 20 de setembro de 2008

E o burro sou eu?!... O burro?!


O Scolari é que tinha razão!

Momento estúpido [déjà vu]:

Psst... gostas do meo blog?!

* Eu já tinha publicado este post hoje de manhã mas eliminei-o agora , por engano, enquanto criava um novo! Desculpem ter perdido os vossos coment's também! Basicamente, quem comentou disse que gostava do meo trabalho! lol

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Para perguntas parvas, respostas... parvas!

O post de hoje vai ser sobre coisas parvas que o pessoal tem a mania de perguntar...
1.º-
Perguntas a alguém:
- Como te chamas?
- Quem? Eu?
- Não... aquele senhor além!
2.º-
Quando te vêem deitado na cama, de olhos fechados, de luz apagada e perguntam:
- Estás a dormir?
- Não... estou a treinar para morrer!
3.º-
Quando levamos um electrodoméstico para arranjar e o técnico pergunta:
- Está avariado?
- Não... é que ele estava cansado de estar em casa e eu trouxe-o a passear!
4.º- Quando está a chover e percebem que vais sair de casa e perguntam:
- Vais sair com esta chuva?
- Não... vou sair com a próxima!
5.º-
Alguém liga para o telefone fixo da tua casa e pergunta:
- Onde estás?
- No Pólo Norte... um furacão trouxe a minha casa para cá!
6.º-
Acabas de sair do WC de toalha, todo molhado, e alguém pergunta:
- Tomaste banho?
- Não... está a chover no WC! A propósito, não entres lá sem guarda-chuva!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Referências...

A referência do tempo é a hora...

A referência do tamanho é o metro...

A referência da velocidade é o km...

A referência do frio/calor é o grau...

A referência do futebol é a bola...

A referência do sucesso é o lucro...

A referência do talento é a obra-prima...

A referência do prestígio é o quilate...

A referência do conforto é o n.º de estrelas...

A referência da potência é o n.º de cavalos...

A referência da idade é o n.º de anos...

A referência da palhaçada é o "crónica"!

* Acreditaram mesmo que este ia ser um post sério?! lol

sábado, 13 de setembro de 2008

Descoberta do dia!

A vantagem em usar dentadura está em poder lavar os dentes e cantar...

... ao mesmo tempo!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Abatam o "animal" que ele está a sofrer...

Como todos sabem [e quem não acreditar pode confirmar no calendário] hoje é dia 11 DE SETEMBRO, ou seja, faz hoje 4 dias que a cantora norte-americana Britney Spears recebeu três prémios na 25ª edição dos MTV Video Music Awards 2008, entre os quais o de Vídeo do Ano! Ainda assim, não é sobre essa noite vitoriosa da Britney que quero falar neste post... quero, sim, apresentar-vos um forte candidato a filme do século... na categoria de "drama"!
Desde já vos alerto que o vídeo que se segue pode conter cenas ou linguagem consideradas chocantes:


Quanto a vocês não sei, mas eu diria que até a liberdade de expressão tem limites!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mais vale prevenir que remediar - parte II

Depois de, ontem à noite, ter visto as notícias no Telejornal (sim, agora não perco um "episódio"... tem sido a minha inpiração) tomei uma decisão:
- vou deixar de andar na rua, junto aos passeios... Antes atropelado que soterrado!

*1 Palavras-chave: Braga ; rua ; edifício ; derrocada!!

*2 Desculpem se este é um post de mau gosto!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Galp reduz preço dos combustíveis...

Passava uma 1h e 34 minutos das 19:00h quando o noticiário da RTP1 dava conta que a Galp reduziu (sim, de quando em vez lá acontece) em 2 cêntimos preço da gasolina e gasóleo! Apesar de a empresa anunciar que os preços deverão voltar a descer na próxima semana... mais vale prevenir que remediar e fazer como este casal:


Quem te avisa, teu amigo é! ;)

domingo, 7 de setembro de 2008

Previsões da treta!


E lá se foram 30€ p'ra isto!!

sábado, 6 de setembro de 2008

Kanguru, diz-me tu...

1.º - Sabem porque o kanguru entrou p'rá a universidade?!
Porque já tinha bolsa!

2.º - Sabem o que é que a mãe kanguru diz ao filho?!
Cala a boca... t'ou de saco cheio!!

3.º - Sabem como é que o kanguru atravessou a estrada?!
Pulando!
* 4.º - Quando a inspiração não está no auge, tenho tendência a criar post's destes!!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Afinal, tudo não passou de um equívoco!!

Marco Fortes, atleta português que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 na modalidade do lançamento do peso , afirmou, depois de ser eliminado da sua competição, que a prova não lhe correu bem alegando que não consegue estar no máximo em competições que se realizam na parte da manhã!
Depois do "Alcochete jamais!" do Ministro Mário Lino, a frase mais ouvida pelos portugueses foi a do lançador: "de manhã só é bom é na caminha!". Tais declarações motivaram a expulsão do atleta da aldeia olímpica das Olimpíadas de Pequim, explusão essa, considerada pelo próprio como um castigo extremamente injusto, pelo tratamento de que foi alvo por parte do Comité Olímpico de Portugal, até porque Marco Fortes foi o primeiro lançador do peso português em Jogos Olímpicos!
Ora, depois disto, o "crónica" teve a oportunidade de contactar o lançador português no sentido de tentar compreender o porquê de tanta indignação... e de facto, percebe-se! Marco Fortes não terá querido dizer "caminha", mas sim "Caminha"... a terra do trisavô, uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo! Segundo Fortes, as manhãs naquela terra são muito agradáveis e propícias à prática daquela modalidade! Afinal, tudo não passou de um equívoco e nunca é tarde para repôr a verdade!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Em bom português: "mau português"!

"Assassinar" a língua de Camões é a maior especialidade dos portugueses... Com certeza já vos aconteceu estarem a falar com alguém e em cada 10 palavras ouvirem 11 "mal dizidas"! A língua portuguesa sofre, diariamente, imensos tropeços e a sua clareza e compreensão são difíceis barreiras mesmo para os mais dotados de conhecimento. Enfim...
Contra o mau uso da língua portuguesa existe o Projecto Nacional de Leitura [Ler+] , com o objectivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses!! Ora, a julgar pelas disparidades que se ouve todos os dias, quer-me parecer que a aquisição de hábitos de leitura quotidiana ainda não foi conseguida por muitos!
Quem já não cometeu erros de ortoépia [ramo que se ocupa da correcta pronúncia das palavras, da boa emissão das vogais e boa articulação das consoantes] que se acuse! Todos nós já o fizemos e continuaremos a fazer: uns por uma questão prática e outros (os que motivaram este post) porque nem sequer reparam que o que dizem, de português tem pouco... muito pouco!
Quem não ouviu, já, o tradicional "à mocado", o "poribido" ou o "iorgute"?! Pois, já ouviram! Mais?! Ok. Então que tal os, também, tradicionais: "munto", "desatupir" e "tchover"?! Ou, então, o "tóxico-independente", o "alcólico" e os "cidadões"!? Ou os, ainda mais, tradicionais: "ambos os dois", "subir p'ra cima" e "descer p'ra baixo"!? Por fim, referência, ainda, às calinadas nas doenças, como o "câncaro" e a "patite- B"!!
Enfim, fico por aqui porque não quero fazer deste post um post muito extenso e termino citando José Saramago: "O Português é hoje mal falado, é atropelado mortalmente todos os dias"! Ainda assim, se quiserem "enriquecer" este mini catálogo de "palavras bem dizidas" estejam à vontade... nem que seja para satisfazer a minha curiosidade! ;)

sábado, 30 de agosto de 2008

Ontem, eu... Hoje, o Benfica!

Há 2ª jornada da Super Liga houve um S.L.Benfica - F.C.Porto [que terminou com um empate a uma bola] e como em todos os clássicos este também ficou p'rá história! Nunca vi nenhum jogo tão acidentado quanto este, desde o primeiro ao último minuto! Ao Benfica tudo aconteceu: um penalty contra, golos evitados em cima da linha, uma expulsão, duas lesões e muitos jogadores com problemas físicos! Começamos o jogo praticamente a perder com a marcação de uma grande penalidade (clara, diga-se) e pelo meio ainda houve tempo a uma "mini invasão de campo" com um benfiquista a "cumprimentar" o fiscal de linha com um "aperto de pescoço" (o que, aliás, pode fazer com que o Benfica perca o jogo... na Secretaria, mas enfim)!
Chega o intervalo (a melhor parte deste jogo) e os benfiquistas anseam por uma melhor 2ª parte, que começaria da pior forma para os encarnados, com a lesão de Aimar... obrigando Quique a fazer uma substituição forçada!
Pouco depois, Cardozo faz o golo do empate e a esperança dos benfiquistas renasce, pelo menos durante 1 minuto, já que no minuto imediatamente a seguir katsouranis é (bem) expulso... o que obriga a mais uma substituição forçada e o Benfica passa a jogar com 10 jogadores! Seguiu-se a terceira substituição forçada do lado benfiquista, por força da lesão de Léo!
Nos restantes minutos do jogo entram em acção as famosas câimbras... do lado benfiquista: contei pelo menos 4 jogadores em dificuldades físicas! O Benfica já havia feito as 3 substituições e ainda se via jogadores a pedir a substituição!
Atendendo às circuntâncias, um empate foi o melhor que um Benfica azarado conseguiu! Pelo menos, o lado bom das coisas é que, à 2ª jornada, já não estamos afastados do título!!
*
E pronto... foi a estreia d'um post desportivo no "crónica"!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Um dia p'ra esquecer, definitivamente!

Hoje tive um mau dia... um péssimo dia!
Em jeito de brincadeira costumo dizer que há dias de manhã que um gajo à tarde não pode pensar em sair à noite... e hoje foi um desses dias! Logo de manhã, depois de tratar do meu "futuro profissional" para acertar pormenores (que a foi a melhor parte do dia), decidi acabar a manhã fazendo umas compras.... e como se gastar dinheiro nelas não fosse suficiente ainda consigo fazer pior ao esquecer-me dum saco algures na cidade e nunca mais o vi!
Chego a casa, já de tarde, na expectativa de pôr a minha leitura bloguótica em dia, e não encontro a ficha para ligar o portátil! Mesmo assim, ligo o PC e começo logo a ouvir o irritante "pi...pi...pi...pi..." da bateria, que apenas se aguentou por breves 2 minutos! Posto isto, centro as atenções no “computador fixo”! Ligo-o, mas o rato não funciona! Através do teclado, com muito sacrifício, lá chego ao ícone para ligar a net mas esta não arranca… Esquecera-me que ainda não havia instalado a net naquele computador! Procuro o CD para instalar a net, lá o encontro... e chega a altura de digitar o nome do utilizador e password! Curiosamente, apenas sabia a password... é que o nome do utilizador é uma espécie de email e não me lembrava qual era! Tento ligar ao meu irmão para ele me dizer o dito email mas não atendeu! Envio-lhe uma sms e só 20 minutos depois ele me responde!Instalo a net, abro logo a página do "crónica" para poder aceder aos blog´s que costumo visitar, mas apenas tive tempo de responder, apressadamente, a coment's feitos a uns post's meus, pois fui, entretanto, convocado (não pelo Figo, mas pelo meu pai) para o acompanhar para receber uma encomenda! Fomos informados que a dita encomenda chegaria pelas 17:00h, mas apenas chegou ás 19:00h! Podem dizer que esperar 2h nem foi muito, mas a verdade é que não esperei 2h, mas sim 4h… já que o meu pai lembra-se de esperar o "homem da encomenda" pouco depois das 15:00h não fosse ele chegar mais cedo (como se fosse possível)!
Recebida a encomenda, regresso a casa e sou informado que o Sorteio da UEFA não foi muito favorável ao Benfica (mas pelo menos o EdCarlos foi emprestado – haja alguma coisa boa para contar!).
Finalmente, quando penso que mais nada de mal pode acontecer, estou há longos minutos a tentar publicar este maldito post... aliás, já perdi a conta ás tentativas para o fazer... graças a problemas com a net!
Ah, ainda pensei jogar no Euromilhões, mas para quê?!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Notícia d'última hora:

Sou mesmo importante, ah?!
lol

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Registo Criminal

Por motivos profissionais [eu sempre quis dizer isto], tive de me dirigir ao Tribunal da comarca para pedir o meu certificado do registo criminal!
Lá estava eu, pacientemente, a aguardar pela minha vez [e todo orgulhoso por não ter qualquer antecedente criminal], quando ouço a funcionária a perguntar ao indivíduo à minha frente, que também pretendia o dito certificado:
- O senhor trouxe uma capinha?! Quer que mande encadernar ou leva as folhas soltas?!

* Desenganem-se! O citado indivíduo não era João Vale e Azevedo!!! E acreditem que também não era eu! ;)

domingo, 24 de agosto de 2008

sábado, 23 de agosto de 2008

Sorria... pode estar a ser enganado!

Eu faço parte daquele grupo de pessoas que já perdeu dinheiro por não conferir o troco… e não é por nadar em dinheiro! Pago e, quase que instintivamente, o troco vai logo para o bolso sem reparar nele: ora por estar pressionado por um fila imensa atrás de mim, ora por pensar que conferir o troco na frente da pessoa que o deu, é uma falta de respeito... e mostra falta de confiança no funcionário.
Para evitar enganos nos trocos, dir-me-ão vocês, nada melhor do que pagar as comprar através do multibanco… aí não é preciso conferir o troco. Pois, dizem bem… o problema é que percebi que também não confirmo o valor que mostra na “máquina” e se o funcionário não digitar correctamente o valor, lá pago eu a mais do que devia e no fim ainda agradeço ao incompetente!
Enfim, já perdi dinheiro várias vezes e sei que vou perder mais… mas pelo menos enquanto me lembrar deste post, vou conferir sempre o troco ou, então, começo a pagar o valor exacto… assim não haverá necessidade de troco! Façam o mesmo, até porque [apesar de pouco provável] pode vir troco a mais, caso em que temos a oportunidade de o… devolver!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O mito do colete reflector!!

De há uns tempos para cá, o Código da Estrada estabeleceu a obrigatoriedade dos veículos motorizados deverem ser equipados com um colete reflector devidamente homologado! Até aí nada contra… à partida, arruma-se o colete junto ao triângulo de sinalização na mala do carro e assunto resolvido. Acontece que há uns que, estranhamente, preferem vestir o banco do condutor com o dito colete, o que me faz confusão! O que pretendem os condutores com isso?! Sinceramente, não consigo perceber porquê, nem para quê... mas posso fazer um raciocínio rápido na busca de respostas. Vejamos, então:

1.º - Será que com o colete assim à vista de todos, os condutores não correm o risco de serem mandados parar pelas Autoridades? Não me parece... os Srs. Agentes encarregar-se-iam de arranjar outra coisa qualquer para estragar o dia do condutor!
2.º - Será por a cor do colete combinar com os interiores do carro? Hum, também não creio... tendo em conta as cores dos coletes, parece-me (muito) pouco provável!
3.º - Será que é para evitar ter de se contornar o carro até à mala para mostrar o colete aos Srs. Agentes? Concerteza que não... seria um argumento, no mínimo, estúpido, já que se o colete estivesse no porta-luvas ou debaixo do banco também se evitava a saída da viatura!
Enfim, se não é fácil encontrar uma razão (plausível) para se agasalhar o banco do condutor com o colete... porque é que os continuamos a ver lá?! O uso do colete serve para garantir a segurança das pessoas, designadamente em caso de acidente, por permitir uma melhor identificação destas na via pública... e não dentro do carro!!
*
Agradecimento ao "duque" da "duquesa portuguesa"... já que a ideia de criar este post deveu-se, em parte, a ele (e não... não foi por ele vestir o banco do carro com o colete)!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

"Mãos ao ar... isto é um assalto", parte II

Já falei da desnecessidade do "isto é um assalto!" no último post, mas hoje volto a falar! Depois de ler uns coment's ao post anterior, lembrei-me de criar um novo capítulo na saga [que pode, até, parecer que contrarie o anterior, mas não é verdade]!
Continuo a afirmar a desnecessidade daquela introdução clássica e, além de desnecessária, acredito, até, que ela pode comprometer o sucesso do golpe, caso o assaltante tenha o azar de apanhar um assaltado que goste de falar... um daqueles melgas que mete conversa com todos! Imaginem a seguinte cena passada, por exemplo, numa agência bancária em Portugal:
Assaltante: - Mãos ao ar, isto é um assalto!
Assaltado: - Assalto?! Faz sentido, mas quer dizer , eu não te conheço de lado nenhum e só porque dizes que isto é um assalto eu tenho de acreditar!?
Assaltante: - F***-se, não vês a p*** da arma apontada à tua cabeça?!
Assaltado: - Está bem, os policias também têm armas e nunca me assaltaram!
Assaltante: - F***-se… deves ser burro ou o c*****o, faz o que mando e cala a p*** da boca! Não me ouviste dizer que isto é um assalto!?
Assaltado: - Então mostre-me alguma identificação que prove o que me está a dizer e eu acredito, caso contrário não posso fazer nada!
Assaltante: - Esquece! Prá próxima estou mas é calado... menos treta e mais acção, f***-se lá pró gajo!!
* Moral da história: se queres assaltar alguém, não percas tempo com introduções desnecessárias e começa logo por exigir o dinheiro... é mais prático e tudo!